Para a execução de fundações em rocha, é necessário caracterizar o maciço rochoso no local da construção. Em comparação aos solos, a maioria das rochas são mais resistentes, rígidas e a transmissão de cargas estruturais em rocha usualmente garante um suporte satisfatório.
Métodos que existem para estimar a capacidade de carga do maciço de fundação:
Métodos teóricos: método do estado limite.
Métodos numéricos: elementos finitos e modelos constitutivos.
Métodos empíricos: experiências e investigação em laboratório e em campo.
Prova de carga sobre placa: ensaio de campo; A partir de normas e códigos: valores recomendados por órgãos competentes de cada região.
Dadas estas especificações, é fundamental extrair o máximo de informação sobre solo, rocha e edificação para que seja possível projetar obras com mais conhecimento e menos incertezas, gerando assim economia e confiabilidade no sistema.
No entanto, como todo o sistema de fundações, é necessário também alertar as consequências e problemas mais comuns quanto a desmonte de rochas, escorregamento, etc.
Tendo em vista isso, avaliações periódicas são de extrema importância tanto na etapa de execução de fundações como em todo o decorrer da obra, como a verificação do recalque global e diferencial do edifício.
Se sua obra necessita de fundações em rochas, contrate a DRCPRO Engenharia para elaboração de projetos de fundação e estrutura.
Comments